A diretora de Planejamento Paula Goto foi entrevistada sobre a importância da presença de mulheres em Conselhos de Administração
14/08/2023A diretora de Planejamento da Previ, Paula Goto, foi uma das personagens da matéria “Mulheres ocupam menos de 1% da alta liderança das companhias abertas”, publicada no jornal Valor Econômico na última quinta-feira, 11/8. Na reportagem ela fala sobre a importância da diversidade e da presença de mulheres na alta liderança de companhias.
Paula foi a primeira mulher a ser indicada como presidenta do Conselho de Administração na história da Tupy. De acordo com os dados publicados na matéria, mulheres são apenas 1% da alta liderança das companhias listadas na B3. Na reportagem também foram ouvidas outras executivas, como a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza.
Paula falou sobre a importância da presença feminina nos cargos mais altos, e como o foco na expansão dos programas de inclusão: "A diversidade gera inovação e gera valor no longo prazo", afirmou.
A Previ está ampliando a diversidade na seleção de seus conselhos. Em 2015, apenas 12% das indicações eram de mulheres. No último processo seletivo de 2023, essa proporção chegou a 31,25%. Vale destacar que não apenas a diversidade de gênero é levada em consideração, mas também a de raça, de origem, idade e experiências.
Conselhos em que a diversidade está presente enriquecem o debate e o processo de tomada de decisão nas empresas. A diversidade é parte fundamental das boas práticas de governança, que proporcionam mais sustentabilidade aos negócios, geram valor para acionistas, investidores e toda a sociedade. Ou seja: melhoram também o retorno dos investimentos e ajudam a Previ a continuar cumprindo o propósito de cuidar do futuro das pessoas.
Clique aqui para ler a matéria completa no jornal Valor Econômico. É necessário ser assinante para acessar.