Fique por Dentro

Notícias

Notícias para Você

Previ recebe Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

O Selo certifica as empresas que têm compromisso com a igualdade de gênero e raça e com a promoção da cidadania.

16/07/2021

 

A Previ recebeu, na tarde de 14/7, o selo da 6ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, em função de suas ações relativas à promoção da igualdade de oportunidades a todas as pessoas de seu quadro funcional. A Entidade já havia sido premiada com o Selo na terceira e na quinta edição do Programa. Nesta edição, participaram 122 empresas, das quais 65 conquistaram o selo do programa promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Governo Federal. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do Ministério no YouTube e está disponível para quem desejar assistir.

Para Daniel Stieler, presidente da Previ, o recebimento do Selo reflete o compromisso permanente da Entidade com a diversidade. “Constantemente, a Previ reforça seu engajamento em prol da diversidade. Nossas ações estão em consonância com a iniciativa MM360, baseada nos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma colaboração entre a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e o Pacto Global das Nações Unidas, e também com os preceitos da iniciativa 30% Club, campanha global organizada e liderada por agentes de mercado com o objetivo de despertar nas companhias o empenho em proporcionar condições iguais para homens e mulheres quando concorrem a cargos de direção e aos assentos dos colegiados”, comentou.

mosaico.jpg

Na prática

Desde 2018, a Previ conta com um Comitê Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, encarregado de promover ações em prol da igualdade de tratamento a todas as pessoas do público interno, independentemente de gênero, raça, orientação sexual e crença religiosa. “Todas as iniciativas do nosso Comitê Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, apoiadas pela alta administração da Previ, obedecem às diretrizes de combate à discriminação de qualquer espécie, de acordo com o previsto no nosso Código de Ética, no Guia de Conduta e na nossa Política de Integridade”, explicou o presidente.

Essas ações se revelam em números ao longo dos anos: em 2017, a participação de mulheres em cargos de chefia na Entidade era de cerca de 27% e, agora, chega a aproximadamente 34%. Em 2020, a Previ também passou a ter seu primeiro diretor negro, Denísio Liberato, funcionário de carreira do Banco do Brasil, indicado para a Diretoria de Participações da Entidade.

A Previ também visa, a cada ano, aumentar a participação de mulheres nos conselhos de suas empresas participadas, além de trabalhar pela busca por maior diversidade de raça. A recomendação por maior diversidade nos conselhos está prevista no Código Previ de Melhores Práticas de Governança Corporativa. Em 2015, apenas 12% das indicações eram de mulheres. No último processo seletivo, realizado em 2020, essa proporção chegou a 25%.

Equidade no BB

O Banco do Brasil também foi premiado com o Selo. Durante a cerimônia, Fausto Ribeiro, presidente do Banco, reforçou a importância de uma empresa mais equilibrada e com mais mulheres no comando. “Essa premiação reconhece que as boas práticas adotadas pelo Banco do Brasil permitem uma melhora significativa na equidade racial e de gênero dentro da nossa empresa. Defendemos a igualdade e combatemos a discriminação de todas as formas. Ainda existe muito a ser feito e o Banco tem uma agenda, denominada Agenda 30, com metas anuais para que a gente possa buscar um melhor equilíbrio de gênero e raça na nossa liderança. Abraçamos com orgulho essa missão de construirmos, a cada dia, uma empresa mais justa, mais equilibrada e com mais mulheres no comando”. 

A importância do prêmio para o BB e suas entidades ligadas foi reforçada pelo presidente da Previ. “Receber o Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça juntamente com o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, nos dá energia para continuarmos nessa caminhada que ainda tem um longo caminho pela frente”, ressaltou Daniel. Além da Previ e do BB, o Economus também foi premiado com o selo.

Ao participar do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, a Previ e o Banco do Brasil destacam seus empenhos em atingir avanços em benefícios sociais e corporativos para a igualdade de gênero e raça. O programa tem o apoio da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

Todas notícias