Operação traz oxigenação para a carteira de investimentos estruturados e gera liquidez para o Plano 1
04/03/2022A Previ vendeu sua participação em sete FIPs (Fundos de Investimento em Participações) para a Spectra Investimentos, empresa gestora de fundos com forte atuação no mercado secundário de FIPs no país. Pela transação, a Previ negociou receber o total de R$157 milhões (valor nominal), pelas participações detidas no FIP Brasil Agro, FIP Brasil Sustentabilidade, FIP Brasil Petróleo, FIP Brasil Equity Properties (FIP BEP), FIP Investidores Institucionais III, FIP Portos e Ativos Logísticos e FIP Terra Viva, além de garantir seu direito relacionado à disputa arbitral em um dos fundos, em caso de ganho de causa.
Essa é a primeira alienação realizada pela Previ no segmento de FIP, uma vez que este mercado secundário ainda é incipiente no Brasil e este tipo de transação não ocorre com frequência. As negociações se iniciaram em 2019 e, em setembro de 2021, foi assinado o contrato de compra e venda.
As principais dificuldades encontradas em operações desta natureza se devem, principalmente: (i) ao fato dos FIPs fazerem parte de um mercado ainda em desenvolvimento no Brasil, (ii) à baixa liquidez destes ativos , e (iii) serem investimentos de longo prazo, objetivando suporte financeiro para projetos e empresas em estágios iniciais até estarem prontas para operações de M&A e/ou oferta pública de ações.
A venda de participação em FIPs está alinhada com a maturidade do Plano 1 e contribuirá com o amadurecimento e crescimento desta indústria, pois a operação foi importante para oxigenar a carteira de investimentos e gerar liquidez para a Previ. A Entidade tem ainda posição em 14 outros FIPs que somam em torno de R$ 450 milhões e representam 0,19%% do total de seus investimentos.
Para ficar por dentro das novidades da Previ, visite nosso site, baixe o nosso App e siga nossos perfis no YouTube e no LinkedIn.
