As contribuições 2b e 2c aumentam as chances de você ter um benefício maior no futuro
11/11/2021Você, participante do Previ Futuro, sabe que o valor do seu benefício dependerá de quanto conseguir acumular no saldo de conta. E quais alternativas você tem para aumentá-lo? É sobre isso que falaremos nesta terceira matéria da série Educação Financeira, relacionada à Semana ENEF.
Uma das opções para os associados desse plano é fazer aportes extras que aumentem o saldo de conta, como é o caso das contribuições adicional (2b) e complementar (2c). O associado pode optar por aderir à primeira (2b), mas deve ter em mente que essa contribuição leva em consideração três fatores para efetivar o cálculo do percentual que será contribuído de seu Salário de Participação: crescimento salarial do associado, tempo de filiação ao Plano e crescimento salarial médio anual dos funcionários do Banco do Brasil.
Por estar atrelada à sua evolução de carreira, mesmo que você escolha o limite máximo de 10%, o percentual a ser descontado em folha e que terá a contraparte do patrocinador estará limitado ao valor determinado pela tabela de Pontuação Individual do Participante (PIP). Ainda assim, vale a pena deixar sempre a opção no limite de 10% -- assim, você não precisa ajustá-lo caso a sua pontuação mude e garante sempre receber a maior contrapartida possível.
No caso da 2c, quem tem o controle do percentual de contribuição é você associado. É o caso de Wladia Barcelos, que após agendar e receber uma assessoria previdenciária da Previ, optou por fazer contribuições mensais. “Durante a conversa, a especialista me mostrou os benefícios de fazer a 2c, pois essa contribuição iria aumentar meu saldo de conta", explicou a associada.
Wladia optou por fazer a 2c mensal, com o percentual de 2%, que é o mínimo para as contribuições mensais. Este valor pode ser alterado a qualquer momento, quando o participante entender ser necessário. As contribuições, diferentemente das outras, são debitadas da conta corrente do associado, não possuem a contrapartida do patrocinador e são isentas da taxa de carregamento.
Os participantes também podem optar por fazer a contribuição 2c de forma esporádica, em vez de mensalmente. Nessa modalidade, ela deve ser feita com valor de no mínimo 20% do Salário de Participação.
Para Wladia, aderir à 2c mensal e ainda ter contado com o auxílio da assessoria previdenciária para tomar a decisão fez toda a diferença. “Muitas das vezes deixamos de fazer essa contribuição por falta de conhecimento e interesse. A assessoria previdenciária fez toda diferença em minha tomada de decisão há um ano. Hoje vejo que o valor acrescentado por mim já faz parte de meu orçamento, sem me prejudicar financeiramente e isso fará diferença no momento da minha aposentadoria”, concluiu.
Para fazer a opção pelas contribuições 2b e 2c, basta acessar o Autoatendimento do site e escolher a opção Meu Plano > Contribuições. Neste local você conseguirá ver com quais percentuais de contribuição você está no momento e poderá optar por ajustar os valores. Além do site, também é possível fazer consultas e alterações pelo App Previ, na opção Contribuições.
O canal da Previ no YouTube traz mais informações para você sobre esse tema. A série Pecados Capitais possui dois vídeos dedicados exclusivamente à 2b e a 2c. Não deixe de assistir e de aumentar suas contribuições para ter um benefício melhor no futuro!