Foram indicados 61 candidatos para cargos em conselhos de empresas participadas
09/09/2025A Previ concluiu recentemente a Seleção de Conselheiros 2025, um processo seletivo criterioso que consolida o compromisso com a diversidade e qualificação técnica, resultando na indicação de 61 candidatos para 68 assentos em conselhos de administração ou fiscal de empresas em que investe. Essa diferença se justifica pela previsão, estabelecida em normativos internos, de acúmulo de funções por conselheiros em empresas classificadas como Sociedades de Propósito Específico (SPEs) ou em ativos estratégicos.
No total, 391 candidatos se inscreveram, sendo 41% pertencentes a segmentos sub-representados. Desses, 252 comprovaram os critérios mínimos obrigatórios estabelecidos no edital e avançaram para as etapas seguintes.
Entre os 252 classificados, 42% pertencem a um dos quatro grupos com baixa representação definidos pela Previ:
139 candidatos não atenderam aos critérios mínimos obrigatórios e não foram classificados, sendo:
Além disso, em muitos casos, houve a ausência simultânea da comprovação de mais de um critério mínimo obrigatório.
Conforme divulgado em edital, a Previ implementou uma estratégia de diversidade com o objetivo de atingir 40% de representatividade de segmentos sub-representados na etapa de matching. Esse objetivo foi superado: 61% dos candidatos indicados se autodeclararam pertencentes a esses grupos, superior ao dos candidatos inscritos (41%) e classificados (42%).
Em 2025, a Previ participou de 29 assembleias ordinárias, tendo realizado indicações para conselhos em 24 delas. Mesmo na condição de acionista minoritária em 71% dos casos, a Entidade obteve êxito em 82% do total de assentos.
A seleção, indicação e eleição de conselheiros, nas assembleias gerais ordinárias das empresas, com o apoio institucional da Previ, é um instrumento relevante de governança corporativa. Essa atuação visa fomentar e engajar as companhias em ações e processos alinhados às melhores práticas ASGI, fortalecendo o ambiente de negócios no longo prazo, gerando melhores retornos financeiros e impactos positivos nas diversas dimensões da sustentabilidade.
A relação completa de conselheiros eleitos com o apoio da Previ e com mandatos vigentes pode ser consultada aqui.