Investimentos da Previ

Políticas de Investimento

Conheça a previ

Políticas de Investimentos (2026/2032) 

A Política de Investimentos compreende um conjunto de diretrizes e medidas que norteiam a gestão de longo prazo dos ativos dos planos de benefícios. Combina aspectos de filosofia de investimentos e de planejamento e tem como pano de fundo o conceito de equilíbrio e perenidade dos planos de benefícios. Ela visa mitigar a ocorrência de desequilíbrios por meio do estabelecimento de uma composição de ativos que otimize a relação entre risco e retorno dos investimentos, em consonância com os objetivos dos planos.

Essa Política é composta por elementos que compreendem o objetivo de cada plano, a definição de tolerância ao risco, as metas de investimento, a política de composição de ativos, a estrutura de gestão de investimentos e a avaliação de desempenho. A partir desses fatores é possível construir um conjunto coerente de diretrizes, que permitem uma gestão de investimentos de longo prazo e com conteúdo estratégico, conforme disposto na figura abaixo:

Politicas_Investimentos.jpg

O ponto de partida é a missão, que conjuga os aspectos definidos no regulamento de cada plano e os elementos do planejamento estratégico. É o referencial inicial da Política e tem particular relevância na adequação dos interesses de participantes e patrocinadoras.

Políticas de Investimentos

Diretrizes Gerais (2026/2032)

As Diretrizes ASGI e as Diretrizes Gerais das Políticas de Investimentos elencam os parâmetros aplicados a todos os planos da Previ. Na primeira parte do documento são abordados os Princípios ASGI, estabelecendo os eixos fundamentais de atuação da entidade nos temas ambientais, sociais, de governança e de integridade, além da estratégia corporativa a respeito das mudanças climáticas.

Em seguida, as Diretrizes específicas ASGI materializam a adoção de investimentos responsáveis abordando temas como rating ASGI, melhores práticas de governança e integridade, dupla materialidade, propriedade ativa, diversidade, critérios de seleção de gestores, além de direcionamentos sobre desinvestimentos e filtragem negativa (vedações).

A parte com as Diretrizes Gerais apresenta os aspectos a serem observados na análise de investimentos, desinvestimentos e gestão de ativos, citando documentos complementares que subsidiam a tomada de decisão em todos os planos de acordo com o respectivo segmento de investimento. Por fim, o documento define os objetivos para eventuais operações com derivativos, além de apresentar um glossário com os termos utilizados ao longo do texto.

Veja a Política de Investimentos da Previ - Diretrizes Gerais (2026/2032)

Plano de Gestão Administrativa (2026/2032)

Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.