O Boletim de março traz um panorama objetivo sobre a inflação, a atividade econômica e as condições de mercado no início do ano.
Em fevereiro, o IPCA avançou 0,70% e acumulou 3,81% em 12 meses, refletindo maior difusão dos itens e a persistência dos preços de serviços, fatores que reforçam uma desinflação mais lenta.
A atividade econômica perdeu ritmo no fim de 2025 e fechou o ano com crescimento de 2,3% do PIB. Em março de 2026, o Banco Central decidiu reduzir a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 14,75% ao ano, dando início a um ajuste gradual na taxa diante da desaceleração da economia e da desinflação em curso.
O cenário internacional permanece marcado por forte incerteza com o conflito no Oriente Médio, que elevou a volatilidade do petróleo e pressionou custos globais de energia e logística. O choque de oferta reacendeu pressões inflacionárias e reduziu projeções de crescimento, levando bancos centrais a manterem uma postura mais cautelosa.
Acesse a versão em PDF do Boletim Cenários Econômicos de março.
O boletim Cenários Econômicos é um conjunto de análises produzido mensalmente pela Gerência de Inteligência de Mercado e Risco de Negócios, com informações relevantes para os participantes da Previ sobre os principais fatos e atualizações ocorridas no mês de referência.