Fique por Dentro

Notícias

Notícias para Você

Cada vez mais sustentável

Denísio Liberato participou de live sobre a aderência das práticas ASGI na Previ

03/02/2021

O tema sustentabilidade ganhou ainda mais relevância no mercado durante o ano de 2020. Mas esse já é um tópico abraçado pela Previ há muitos anos, como explicou o diretor de Participações Denísio Liberato na Live do Valor, realizada na segunda-feira, 1/2. Denísio conversou com a repórter Juliana Schincariol sobre a aderência das práticas ambientais, sociais, de governança e de integridade (ASGI) na Previ, assim como quais serão os próximos passos para tornar a Entidade cada vez mais sustentável.  

Entre as novidades, está o estudo da criação em 2021 de uma carteira com foco específico em aspectos ASGI, que já são levados em conta na Previ, tanto na análise quanto na gestão dos investimentos. Recentemente a Entidade investiu em Letras Financeiras Verdes e está analisando expandir o investimento no exterior em fundos que levem em consideração a sustentabilidade, já que a oferta desse tipo de produto no mercado internacional é bem maior do que no Brasil.  

Denísio também falou sobre a importância do trabalho de engajamento em ASGI, não só nas empresas em que a Previ investe. “A nossa missão é pagar benefícios no longuíssimo prazo. A sustentabilidade faz parte do planejamento da nossa instituição. Queremos investir em empresas que sejam perenes, que terão longevidade, que existirão nas próximas décadas. Para isso é fundamental estar de olho nas métricas, na diversidade, no uso eficiente da água, na emissão de gases que causam o efeito estufa. E isso é feito pelo trabalho de engajamento, são os motivos de conversa com as companhias investidas”. 

O diretor de Participações também falou sobre a importância de ter uma base de dados consistente para que esse trabalho seja realizado com sucesso. Ele mencionou ainda como a padronização da divulgação das informações das companhias é fundamental e precisa ser ampliado para aumentar a efetividade e análise das métricas ASGI. “Cada empresa tem a sua jornada, algumas estão bastante avançadas quando o tema é sustentabilidade, outras têm pontos a aprimorar. (...) Mais do que a existência de uma métrica comum, a busca pela harmonização na divulgação das informações é necessária. (...) O valuation é uma arte, cada investidor faz da sua forma. Mas as informações para que essa análise seja realizada precisam estar disponíveis”, explicou.  

Confira o vídeo completo da Live do Valor:

 

A Live do Valor com Denísio Liberato também foi tema de matéria publicada no jornal Valor Econômico na terça-feira, 2/2. Assinantes podem ler a matéria na íntegra clicando no link “Previ estuda montar carteira específica de ativos sustentáveis”.

ASGI na Previ

A Previ desenvolveu metodologias e métricas para levar em consideração os critérios ASGI na hora de investir e no acompanhamento das empresas participadas. Essas métricas estão passando por uma revisão, para se tornarem ainda mais efetivas. Mas a Previ vai além do engajamento com as empresas em que investe e dissemina boas práticas para um mercado como o todo. Por isso, a Entidade publica documentos como Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa, o Guia Previ de Melhores Práticas ASGI e, mais recentemente, a Política de Voto para Participação em Assembleias de Companhias Abertas.

Todas as notícias
Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.