O planejamento do futuro tem que começar agora. Para ter um benefício correspondente às suas expectativas, o associado deve participar ativamente do seu plano e aproveitar as oportunidades que a PREVI oferece.
31/03/2015Você, participante do PREVI Futuro, já se perguntou o que espera do futuro? Tornar-se empreendedor e abrir o próprio negócio, viajar mundo afora sem hora para voltar, dedicar-se à família, mudar para o interior ou para a praia, talvez? E quanto seria necessário para realizar os seus sonhos? A longevidade tem aumentado cada vez mais. Ou seja, as pessoas estão aposentando cada vez mais jovens e cheias de disposição.
Essa é uma reflexão muito importante já que, no PREVI Futuro, o benefício que você vai receber quando da aposentadoria dependerá do valor que acumular durante a vida laboral. Para que esse benefício corresponda às suas expectativas é essencial que você participe ativamente do seu plano e aproveite todas as oportunidades oferecidas pela PREVI.
Para ajudar a fazer essa gestão participativa, a PREVI disponibiliza no Autoatendimento ferramentas como o Simulador de Renda, no qual você pode fazer projeções de acordo com a Idade Desejada de Aposentadoria, a Renda Bruta Desejada ou a Contribuição Desejada, e o Extrato de Contribuições, que traz informações sobre as doze últimas contribuições para o Plano e o valor do saldo de conta. O Extrato também traz o desempenho dos quatro Perfis de Investimento e a rentabilidade obtida por sua reserva durante o período que você permaneceu em cada perfil de investimento.
O saldo de conta acumulado durante a vida laboral depende basicamente de três fatores: contribuições efetuadas, tempo de contribuição e rentabilidade obtida no investimento dos recursos do plano. A maior parte dele, cerca de 60%, será formada pela rentabilidade das suas contribuições durante o período investido.
A PREVI trabalha para administrar os recursos dos participantes e investi-los para obter a melhor rentabilidade possível, a fim de cumprir sua missão de garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável. Por isso, busca diversificar as aplicações para buscar a melhor combinação possível de risco e retorno. Assim, todos os anos a PREVI reavalia sua Política de Investimentos de acordo com análises técnicas sobre cenários econômicos, oportunidades de mercado e as características gerais de todos os participantes do plano, e define como os recursos do PREVI Futuro serão investidos. Ou seja, define qual o percentual mais adequado de alocação entre os segmentos renda variável, renda fixa, imóveis, investimentos estruturados, investimentos no exterior e operações com participantes (empréstimos e financiamentos).
Para tornar mais adequada a exposição à renda variável de acordo com o apetite pelo risco de cada um, o PREVI Futuro oferece aos seus participantes quatro Perfis de Investimento. Quanto mais agressivo, maior o percentual de aplicação em renda variável e, portanto, mais exposição ao risco.
Perfil de Investimento | Alocação de renda variável |
---|---|
PREVI | 30 a 50% |
CONSERVADOR | 0 a 10% |
MODERADO | 20 a 30% |
AGRESSIVO | 40 a 60% |
Optar por um Perfil de Investimento é uma forma de participar ativamente da gestão do seu saldo e da formação da sua reserva na PREVI. Dessa forma, o participante pode decidir, de acordo com suas próprias características e expectativas quanto quer correr de risco em busca da melhor rentabilidade.
O diretor de seguridade, Marcel Barros, lembra que a opção por um perfil de investimento deve ser feita de forma muito criteriosa, pois qualquer movimento impacta diretamente no seu saldo de conta. “Antes de migrar de perfil, analise o potencial de risco e retorno do perfil vigente e o daquele para o qual deseja migrar, e considere outras variáveis como sua idade, tempo de contribuição, quanto tempo falta para se aposentar, seu grau de tolerância para oscilações de rentabilidade e, ainda, a carência de 12 meses para uma futura migração”, pondera Marcel.
Além da rentabilidade dos investimentos, o saldo dos participantes do PREVI Futuro depende dos fluxos de contribuições e do tempo de contribuição. Quanto mais cedo for criado o hábito de planejamento do futuro e quanto mais aportes forem feitos, maior o benefício no futuro.
O PREVI Futuro permite que sejam feitas contribuições adicionais à básica (2A) e à contribuição de carreira (2B), acompanhadas pelo Banco. É a chamada contribuição 2C. Contribuições adicionais sem contrapartida do BB podem ser feitas mensalmente (com percentual não inferior a 2% do Salário de Participação) ou esporadicamente (desde que não sejam inferiores a 20% do Salário de Participação).
A participação ativa será fundamental para que no futuro o benefício recebido corresponda às expectativas. Uma boa oportunidade para investir dessa maneira é o recebimento de renda extra, como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o 13º salário. Essas contribuições podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda, até o limite de 12% da renda bruta anual.
Para solicitar a contribuição 2C Esporádica, o participante deve acessar o Autoatendimento no site da PREVI, inserir nome de usuário e senha e selecionar a opção “Contribuições”. Em seguida, clicar em “Contribuições 2C”. No quadro “Contribuição Esporádica – Parte 2C – Exclusiva do Participante”, colocar a data para débito em conta corrente e o valor da contribuição esporádica. Para finalizar o processo, basta marcar o campo “Autorizo o débito da referida contribuição em minha conta corrente cadastrada junto à PREVI” e clicar no botão “Confirmar”.
No site da PREVI é possível ver vídeos informativos que trazem um Guia PREVI Futuro e mais detalhes sobre preservação de salário, contribuições, requerimento de benefícios, planejamento da aposentadoria e muito mais a respeito do PREVI Futuro. Basta clicar aqui.