Desligamento do Empregador

Cancelamento do Plano


Cancelamento do Plano

 

Ao perder o vínculo com o empregador, é possível desligar-se do plano de benefícios e portar suas reservas para outra instituição ou, simplesmente, resgatar os valores.

Como optar

Envie à Previ o Termo de Opção devidamente preenchido e assinado e com abono de assinatura de uma dependência do Banco do Brasil ou reconhecimento de firma em cartório.

Endereço: Praia de Botafogo, 501 / 3º andar – Botafogo – 22250-040 Rio de Janeiro (RJ)

Obs.: Caso a opção não seja formalizada no prazo de 90 dias contados da perda do vínculo empregatício, será considerada a opção de permanência no Plano pelo Benefício Proporcional Diferido.

Opções de cancelamento

Portabilidade

É a transferência de recursos financeiros correspondentes ao direito acumulado no Previ Futuro para outro plano de benefícios de caráter previdenciário, operado por entidade de previdência complementar ou sociedade seguradora. Essa opção é irrevogável e irretratável.

Requisitos: rompimento do vínculo empregatício e carência de 36 meses de contribuição.

Importante:

a) não é permitida a transferência de recursos para planos de seguro de pessoas com cobertura por sobrevivência, como por exemplo, Planos VGBL, VRGP, VRSA, VAGP, VRI.

b) os recursos do Plano Previ Futuro, quando portados para outra entidade de previdência complementar ou sociedade seguradora, continuam submetidos às legislações que regem as entidades fechadas de previdência complementar, no que se refere a resgates e outros requisitos.

c) caso o participante tenha débitos com o Plano, esses serão amortizados do valor disponível para fins de portabilidade, bem como o Imposto de Renda correspondente.

Atenção: você tem a possibilidade de efetuar a portabilidade do seu saldo para o Previ Família e continuar contando com a nossa experiência na gestão de seu patrimônio. Caso haja empréstimos e financiamentos, o valor será deduzido, bem como o Imposto de renda correspondente.

Para optar pelo Previ Família: inscreva-se no Plano, preencha o Termo de Portabilidade e envie à Previ pelo e-mail vinculo.contingencia@previ.com.br. Para portabilidade para o Previ Família, está dispensado o reconhecimento de firma no formulário.

 Acesse www.previfamilia.com.br e conheça todas as vantagens, como a flexibilidade de efetuar resgates parciais e a possibilidade de resgatar o saldo total portado (pessoal + patronal) após três anos de filiação ao plano.

Para optar para outros planos de benefícios: preencha o formulário “Termo de Opção” e envie à Previ a via original, com assinatura abonada em dependência do Banco do Brasil S.A. ou firma reconhecida em Cartório.

 

 

Resgate

 

É o cancelamento do Plano de Benefícios, com a devolução das contribuições pessoais, deduzidos o Imposto de Renda e a taxa de carregamento, quando comprovado o rompimento do vínculo empregatício com os patrocinadores.

Importante:

a) caso o participante tenha débitos junto ao Plano, esses serão amortizados/liquidados com o saldo formado pelas contribuições patronais, até o limite de 80% deste saldo. Havendo valor remanescente, na amortização serão utilizadas as contribuições pessoais

b) o resgate dos saldos só é possível no caso de desligamento do Banco. O mero cancelamento da inscrição, a pedido, somente interrompe as contribuições para a Previ.

Para optar: preencha o Termo de Opção e envie à Previ a via original, com assinatura abonada em dependência do Banco do Brasil ou firma reconhecida em Cartório.