Fique por Dentro

Notícias

Apres. de Resultados

Previ se supera

Em apresentações on-line, Entidade trouxe a retrospectiva 2020 para Plano 1 e Previ Futuro e o resultado dos planos até novembro

05/01/2021

A prestação de contas é um compromisso permanente da Previ com seus associados. Para cumprir essa responsabilidade, a Entidade realizou uma Retrospectiva de 2020, dividida em dois eventos separados para Plano 1 e Previ Futuro. As apresentações foram realizadas ao vivo no formato virtual e contaram com a presença de toda a Diretoria da Previ.

Embasado por esse compromisso com a prestação de contas e pela transparência, um dos valores corporativos da Entidade, o diretor de Investimentos, Marcelo Otávio Wagner, apresentou o resultado até novembro do Plano 1 e os fatos mais marcantes no ano. Na sequência, o diretor de Seguridade, Wagner Nascimento, contou como foi o ano para o Previ Futuro e elencou os destaques de 2020. Enquanto no Previ Futuro o foco é a educação previdenciária e a importância de uma gestão mais ativa por parte de seus associados, no Plano 1 o objetivo é demonstrar a eficiência da gestão como forma de garantir o equilíbrio do plano e o pagamento dos benefícios aos mais de 100 mil aposentados e pensionistas. Ao final de cada apresentação, a Diretoria da Previ respondeu perguntas prévias e outras enviadas ao vivo pelos participantes durante o evento.

Como foi 2020 para a Previ?

José Maurício Pereira Coelho, presidente da Previ, falou sobre a importância de realizar essa retrospectiva, fundamental para prestar contas e mostrar como a Entidade superou um ano tão difícil. “2020 foi um ano extremamente diferente e desafiador, no qual tivemos que nos adaptar de forma muito profunda e rápida. O mundo foi surpreendido por um vírus com uma enorme capacidade de disseminação e de afetar nossas vidas de uma forma muito intensa”, avaliou.

Apesar dos desafios e das adaptações necessárias, ele destacou que a Previ manteve o que se propôs a fazer em 2020, como o lançamento do Previ Família, as Eleições Previ 2020 e também o compromisso com o pagamento de benefícios. Com uma gestão de investimentos diversificada e alinhada aos objetivos de cada plano, o foco no relacionamento com os associados foi mantido, sem a interrupção do atendimento. “Fizemos ajustes de rota e de formatos, mas trabalhamos o tempo inteiro para que você, associado, sentisse o menos possível os impactos do que estava acontecendo. É claro que passamos dificuldades durante o ano. Terminamos o primeiro trimestre com um déficit significativo, e naquela ocasião procuramos intensificar a comunicação para tranquilizar o associado e informá-lo da importância de passarmos por aquele momento, porque a tendência seria que os nossos ativos se recuperassem e o superávit voltasse. Isso aconteceu”, ponderou o presidente.

Para José Maurício a crise ainda não acabou, mas a Previ sai fortalecida de 2020. “Mais uma crise na qual a Previ, uma entidade centenária, está inserida e que somos capazes de superar, por meio de muito trabalho e uma governança forte”.  

Retrospectiva Plano 1

Em momentos de crise, as decisões precisam ser tomadas de maneira ágil e rápida e sem qualquer perda de qualidade no controle e gestão de riscos, como afirma Marcelo Wagner. “Nós criamos fluxos novos que agilizam bastante o processo de investimentos. Aliado a isso, fizemos uma gestão de riscos com os processos de controles embasados em análises criteriosas, o que nos permitiu aproveitar muitas oportunidades na renda variável, por exemplo. Manter esse padrão de qualidade técnica e agilidade vai continuar sendo importante para a Previ nos próximos anos”, afirmou.

Marcelo frisou a governança de investimentos e a maneira como a Previ conduz o seu processo de investimentos. “Nossa Política de Investimentos é robusta e permite que tenhamos ativos de alta resiliência. Por isso, pudemos atravessar períodos de grande incerteza. No momento de crise é muito importante que qualquer instituição financeira e, principalmente, um fundo de pensão, uma entidade de previdência, tenha condições de atravessar o período sem ser obrigada a vender qualquer ativo fora do seu preço justo. E foi exatamente o que aconteceu com a Previ”, pontuou.

Ele destacou ainda que a resiliência dos processos de tomada de decisão, a qualidade do corpo técnico da Previ e o compromisso com a nossa missão garantiram que chegássemos ao fim do ano com um superávit acumulado no Plano 1. “Esse superávit está em linha com dois fatores absolutamente primordiais na entrega de valor do Plano 1: a segurança do investimento e do fluxo de caixa e o equilíbrio do plano. Nós estamos entrando em 2021 com esse tripé: superávit, segurança e equilíbrio, que é a maior entrega de valor que nós todos associados do Plano 1 podemos esperar”, revelou.

Vale contribui para o bom resultado

Outra mudança relevante em relação aos investimentos da Previ em 2020 se refere ao processo de precificação das ações de Litel e Litela detidas pelo Fundo BB Carteira Ativa FIA, que passa a ter como referência o preço de fechamento da ação da Vale (principal ativo do Grupo Litel) do penúltimo dia de cada mês e não mais a média ponderada pelo volume dos três meses anteriores. Com o fim do acordo de acionista da Vale, o preço de mercado é a melhor forma de representar o valor do ativo.

Essa mudança já foi considerada no resultado do Plano 1 relativo ao mês de novembro, que foi impactado positivamente também pela forte valorização das ações da companhia. Com a alteração no critério da metodologia, a avaliação do ativo terá maior volatilidade, em função da cotação de um único dia da bolsa.

De acordo com o Marcelo Wagner, o aumento de liquidez não muda a estratégia da Entidade para a companhia: “Isso não significa que a Previ irá se desfazer rapidamente de seus ativos na Vale. Somos um fundo de pensão, temos uma perspectiva de longo prazo. Quando as ações da companhia forem vendidas, será sempre aproveitando as melhores oportunidades, de forma gradual e considerando as obrigações de pagamento de benefícios aos associados”. 

Retrospectiva Previ Futuro

O compromisso da Previ é uma missão muito nobre de pagar benefícios a todos nós, associados. Em relação ao Previ Futuro, já são mais de mil aposentados, mas a grande maioria ainda está em seu período de acumulação de recursos, ou seja, na ativa. Apesar dos altos e baixos ao longo de 2020, Wagner Nascimento reforçou que o resultado ao fim desse ano foi satisfatório para o plano. “Foi um ano de incertezas, mas a resiliência, o corpo técnico qualificado que a Previ tem e o compromisso com a nossa missão de garantir o pagamento a todos os nossos associados fizeram toda a diferença”. Para ele, foi esse conjunto que permitiu encerrar o ano com o sentimento de superação daquilo que foi o cenário desde o início. “Agora vamos então em busca de novas conquistas, com a Previ cada vez mais forte e mais segura para nossos associados”, concluiu.

Wagner citou ainda o lançamento do Previ Família, a criação do Painel Previ, a realização da 1ª Semana de Inovação Previ e o lançamento do novo site Previ e do Programa Inove. “A inovação é também um de nossos valores corporativos e é fundamental para lidar com as adversidades. Foi por meio da inovação que conseguimos superar muitos desafios de 2020. Quanto mais inovadora a Previ é, mais ela pode agregar valor para o que entrega aos nossos associados”, destacou. 

Compromisso com a transparência

Por ter a transparência como compromisso, a Previ também vai além da obrigação legal que determina a divulgação dos resultados uma vez ao ano, seja com esses encontros, a presença do Previ Itinerante ou ainda a publicação do Painel Previ, um informativo mensal que apresenta o resultado atualizado de cada plano. Além das apresentações, o resultado da Previ também é divulgado no Relatório Anual, documento disponível no site Previ, que apresenta informações sobre o desempenho da Entidade, a posição de mercado e os resultados econômicos, além da situação das reservas e a saúde financeira dos planos de benefícios.

 

 

 

 

 

 

Todas notícias