A Previ

Sustentabilidade e Práticas ASGI

A Previ incorporou sustentabilidade em sua cultura, nos seus processos de trabalho e na realização de negócios. Atuamos no sentido de propiciar melhoria na qualidade de vida dos nossos participantes tendo a sustentabilidade como força motora para os nossos resultados. Por isso, apoiamos iniciativas onde a Previ possa contribuir para o aprimoramento de práticas de responsabilidade socioambiental.

 

Externas

 

Realização do Encontro Previ de Governança Corporativa

Anualmente é realizado o Encontro Previ de Governança Corporativa, com o intuito de disseminar as melhores práticas sobre o tema. O encontro objetiva uniformizar procedimentos, promover treinamento e debates, além da interação e troca de experiência entre os participantes.

Relatório padrão GRI

A Previ publica em um único documento o Relatório Anual com as informações financeiras e de sustentabilidade. A construção desse relatório é norteada pelas diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), em processo que conta com a participação de diferentes públicos, ou partes interessadas. A GRI é o modelo de relatório mais utilizado no mundo e o seu conjunto de diretrizes e indicadores proporciona a comparabilidade e legitimidade da informação na comunicação do desempenho social, ambiental e econômico das organizações. Além de ser um dos primeiros fundos de pensão do mundo a utilizar o modelo GRI, a Previ incentiva as empresas participadas a adotarem esse importante padrão internacional.

Código de Governança

O Código Previ de Melhores Práticas de Governança Corporativa é um instrumento fundamental para nortear as relações entre todos os agentes que atuam nas empresas nas quais a Previ possui participação acionária e naquelas companhias que partilham os mesmos ideais.

Criado a partir da pesquisa das mais modernas tendências no âmbito dos investimentos institucionais, da inserção de conceitos oriundos de dispositivos legais e instruções específicas e da experiência e maturidade da Previ na gestão das empresas das quais participa, o Código Previ de Melhores Práticas de Governança Corporativa está baseado nos seguintes pilares: Transparência, Divulgação e Responsabilidade, Direito dos Acionistas, Tratamento Equânime e Ética Empresarial.

Stewardship

A Previ, como relevante investidora institucional, tem papel central na defesa da sustentabilidade do mercado financeiro. Em linha com o dever fiduciário pactuado ao assumir a gestão de recursos em nome de terceiros, é esperada atuação responsável na gestão dos seus investimentos.

Entende que o desenvolvimento de atividades de stewardship por investidores institucionais promoverá a adoção de boas práticas de governança corporativa e criará valor para as empresas, pois investidores mais ativos levarão as empresas a ter processos mais estruturados de gestão dos seus negócios e de mitigação dos seus diversos riscos. Além disso, ela pretende iniciar um processo de mudança de cultura de gestão e propriedade de valores mobiliários ao longo do tempo.

 

Internas

 

Multiplicadores

O grupo de multiplicadores de RSA tem como objetivo manter os colaboradores da Previ informados sobre as iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas pela Entidade e de engajá-los na adoção dessas atividades em seu dia a dia como também na apresentação de novas propostas de novas ações relacionadas ao tema.

Melhoria das condições de acessibilidade

A Previ iniciou processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais em janeiro de 2006 com processo seletivo específico. Em seguida, estabeleceu-se parceria com a ONG Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – IBDD para realização de vistoria de suas instalações prediais. Nesse sentido, foram realizadas várias ações para acessibilidade no espaço interno da Previ, tais como: recolocação de armários no refeitório, adequação das máquinas de café, adaptação dos banheiros e instalação de rampas de acesso à recepção, além da retirada de divisórias que dificultavam a passagem de cadeiras de rodas nos corredores.