A Previ

Sustentabilidade e Práticas ASGI

Nacionais

 

Adesão aos Princípios de Responsabilidade Socioambiental da Abrapp

Este conjunto de critérios baseados em Princípios Básicos de Responsabilidade Social é a primeira iniciativa deste gênero no mundo e, portanto, um marco referencial da área financeira internacional. Foi lançado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) em parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em 2004.

Aos dirigentes de fundos, sugere-se que explicitem em sua política de investimentos as aplicações feitas conforme os princípios de responsabilidade social. Sugere-se também a aplicação de critérios já tradicionalmente utilizados pelos comitês de investimentos para definição das companhias abertas nas quais vale a pena investir, com referência à liquidez, segurança e nível de rentabilidade, entre outros aspectos.

A adoção desses critérios pode mudar o perfil de investimentos em renda variável no Brasil e influir no comportamento de investidores e acionistas de empresas. Como conseqüência, pode representar um avanço significativo para o movimento de Responsabilidade Social Empresarial, com impactos no mercado e na sociedade.

Filiação ao Instituto Ethos

A Previ filiou-se ao Instituto Ethos em 2005 com a finalidade de contribuir na elaboração de propostas de interesse público e de caráter social. Também aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra Corrupção, bem como participa do GT Integridade, coordenado pelo Instituto Ethos.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização não-governamental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável.

O Instituto busca fazer com que as empresas sejam parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Idealizado por empresários e executivos, é um pólo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas que auxiliam as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seus compromissos com a responsabilidade corporativa.

 

Internacionais

 

Adesão e patrocínio do CDP (Carbon Disclosure Project) - 2005

Desde 2005, a Previ participa, como signatária, das edições global e nacional do Relatório Carbon Disclosure Project – CDP, com o objetivo de atuar como impulsionadora de políticas de sustentabilidade ambiental e social.

O projeto é a maior iniciativa global que abrange as áreas de responsabilidade social, sustentabilidade, mercado financeiro e mudanças climáticas.

O Relatório Global apresenta informações sobre a emissão de gases de efeito estufa que interferem diretamente na formação do clima da Terra, fornecidas voluntariamente pelas maiores empresas mundiais. O projeto é administrado pela Rockefeller Philanthropy Advisers com recursos provenientes do Carbon Trust, organização financiada pelo Governo da Grã-Bretanha e conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Signatário do PRI e participação no Conselho do Programa - 2006

A Previ foi a única instituição da América Latina a integrar um grupo representativo dos maiores investidores institucionais do mundo para desenvolver os Princípios para o Investimento Responsável - PRI. O encontro ocorreu no início de 2005, quando o Secretário Geral das Nações Unidas convidou Representantes de 20 instituições de investimentos de 12 países para elaborar a primeira versão desses princípios.

O PRI consiste em seis princípios básicos, cuja finalidade é viabilizar a incorporação das questões sociais, ambientais e de governança corporativa às práticas de análise, decisão e gestão de investimentos.

Princípios para o Investimento Responsável

  1. Incluir as questões de ESG nas análises de investimento e nos processos de tomada de decisão.
  2. Sermos proprietários ativos e incorporar os temas de ESG nas políticas e práticas de detenção de ativos.
  3. Buscar a transparência adequada nas empresas em que investimos quanto às questões de ESG.
  4. Promover a aceitação e a implementação dos princípios no conjunto de investidores institucionais.
  5. Trabalhar juntos para reforçar nossa eficiência na implementação dos Princípios.
  6. Divulgar nossas atividades e progressos em relação à implementação dos Princípios.


Adesão ao Pacto Global - 2006

A Previ aderiu ao Pacto Global em 2006. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas – ONU, com o objetivo de mobilizar a comunidade internacional para adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção que se refletem em 10 princípios. Participam dessa iniciativa vários agentes da ONU, sindicatos, ONGs e empresas de diversos segmentos.

O Pacto Global baseia-se em dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção:

Princípios de Direitos Humanos

  1. Respeitar e proteger os direitos humanos. 
  2. Impedir violações de direitos humanos.

 

Princípios de Direitos do Trabalho

  1. Apoiar a liberdade de associação no trabalho.
  2. Abolir o trabalho forçado.
  3. Abolir o trabalho infantil.
  4. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho.

 

Princípios de Proteção Ambiental

  1. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
  2. Promover a responsabilidade ambiental.
  3. Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente.

 

Princípio contra a Corrupção

  1. Combater a corrupção em todas as suas formas inclusive extorsão e propina.

Veja todas as informações sobre o Pacto Global em www.pactoglobal.org.br