Fique por Dentro

Notícias

Govern. Corporativa

Como foi a Seleção de Conselheiros 2021?

Conheça os números do processo seletivo realizado no ano passado

12/03/2021

Transparência é um valor corporativo e um pilar fundamental para a Previ. Por isso, informar os números do processo seletivo de conselheiros é tão importante. Nesta prestação de contas, você vai conhecer as estatísticas referentes às manifestações de interesse dos inscritos e indicados em relação às suas preferências por setores econômicos e cargos nos órgãos de governança. Além disso, você ficará por dentro também do número de candidatos que manifestaram o interesse no início do processo e quantos alcançaram a pontuação mínima curricular ao final do certame, após a verificação do atendimento ao perfil desejável, pré-requisitos, critérios classificatórios e comprovação das informações curriculares previstos no Edital da Seleção.

Números da Seleção 2021

Na Seleção de Conselheiros 2021, houve um total de 573 candidatos inscritos, que sinalizaram a preferência por atuar nos setores econômicos conforme a Tabela 1 e cargos conforme a Tabela 2, ambas abaixo:

Tabela 1

SETORES ECONÔMICOS QUANTIDADE %
AGRONEGÓCIOS E BIOCOMBUSTÍVEIS 49 9%
ÁGUA E SANEAMENTO 6 1%
ALIMENTOS/BEBIDAS 21 4%
AVIAÇÃO/IND. AERONÁUTICA 6 1%
BANCOS 64 11%
BENS INDUSTRIAIS  30 5%
CONSTRUÇÃO CIVIL 11 2%
CONSUMO 52 9%
EDUCAÇÃO 27 5%
ENERGIA ELÉTRICA 79 14%
EXPLORAÇÃO IMOBILIÁRIA 11 2%
INFRAESTRUTURA 50 9%
PAPEL E CELULOSE 9 2%
PETRÓLEO E GÁS/PETROQUÍMICA 12 2%
SAÚDE 17 3%
SEGUROS E SERVIÇOS FINANCEIROS 67 12%
SIDERURGIA/MINERAÇÃO 34 6%
TELECOM E TI 28 5%

Tabela 2

CARGOS QUANTIDADE %
Conselho de Administração 179 31%
Conselho Fiscal 52 9%
Conselho de Administração ou Conselho Fiscal 342 60%

Desse total, 249 não atingiram a pontuação mínima curricular de 50 pontos no ato do preenchimento do currículo padronizado no site da Previ, razão pela qual não prosseguiram no processo. Os 324 candidatos que atingiram a pontuação tiveram seus currículos analisados, e as informações prestadas foram conferidas com base nos documentos por eles encaminhados. Ainda foi feita pesquisa para aferir a reputação ilibada e a ausência de conflito de interesses, bem como dos demais pré-requisitos.

Dentre os candidatos habilitados nesta fase, 227 atingiram a pontuação final mínima de 50 pontos após a conferência curricular pela Previ e 97 não comprovaram as informações curriculares suficientes para atingir a pontuação mínima.

O que faltou para alguns candidatos?

O Edital estabelece a relação de documentos aceitos para comprovação e validação de informações curriculares. Entretanto, alguns candidatos não encaminharam a documentação ou encaminharam de forma incompleta ou inadequada, o que impossibilitou a  validação da informação pela Previ.

O documento Principais questões para validação de quesitos curriculares traz os possíveis motivos que podem ter impactado o atingimento da pontuação final mínima durante a validação de informações curriculares, tanto na conferência dos documentos enviados pelos candidatos no ato do preenchimento do currículo, quanto na oportunidade oferecida para comprovação das informações curriculares pendentes.

Indicações

A Previ, com base no resultado da Seleção 2021, realizará a indicação de candidatos em 87 vagas. Veja a distribuição das vagas em que haverá indicação na Tabela 3:

Tabela 3

CAT 15
CAS 6
CFT 29
CFS 29

Para o preenchimento dessas vagas, a Previ realiza a análise do perfil profissional de cada um dos candidatos e faz o cotejo com o perfil desejado em cada vaga. Identificado o candidato com o perfil mais aderente à vaga, a proposta de indicação é submetida à avaliação do Conselho Deliberativo da Previ. Após a deliberação desse órgão, em oito vagas houve replicação de candidatos, situação verificada apenas em mandatos de empresas da categoria Sociedade de Propósito Específico (SPEs) em que a Previ detém participação acionária.

Assim, ao final do processo foram indicados 79 candidatos, que manifestaram interesse por setores econômicos e cargos conforme detalhado nas tabelas 4 e 5. A distribuição por gênero, raça e situação profissional pode ser conferida nas tabelas 6 a 8:

Tabela 4

SETORES ECONÔMICOS QUANTIDADE %
AGRONEG E BIOCOMBUS 2 3%
ÁGUA E SANEAMENTO 1 1%
ALIMENTOS/BEBIDAS 6 8%
AVIAÇÃO/IND. AERONÁUTICA 1 1%
BANCOS 6 8%
BENS INDUSTRIAIS  5 6%
CONSTRUÇÃO CIVIL 0 0%
CONSUMO 8 10%
EDUCAÇÃO 1 1%
ENERGIA ELÉTRICA 18 23%
EXPLORAÇÃO IMOBILIÁRIA 1 1%
INFRAESTRUTURA 4 5%
PAPEL E CELULOSE 2 3%
PETRÓLEO E GÁS/PETROQUÍMICA 1 1%
SAÚDE 0 0%
SEGUROS E SERVIÇOS FINANCEIROS 8 10%
SIDERURGIA/MINERAÇÃO 11 14%
TELECOM E TI 4 5%

 

Tabela 5

CARGOS QUANTIDADE %
Conselho de Administração 20 25%
Conselho Fiscal 6 8%
Conselho de Administração ou Conselho Fiscal 53 67%

 

Tabela 6

  Gênero
  Quantidade %
Feminino 24 30,4%
Masculino 55 69,6%

 

Tabela 7

  Raça  
  Quantidade %
Amarela 1 1,3%
Branca 54 68,4%
Parda 9 11,4%
Preta 2 2,5%
Não declarada 13 16,5%

 

Tabela 8

  Situação Profissional  
  Quantidade %
Aposentado 37 46,8%
Externos 32 40,5%
Previ 10 12,7%

A importância da Seleção de Conselheiros

Os conselheiros cuidam dos melhores interesses das empresas. Por isso, mais que um procedimento rotineiro, a Seleção de Conselheiros da Previ representa a indicação de profissionais que terão papel decisivo para o futuro da Entidade, de seus associados e da sociedade como um todo.

Anualmente a Previ realiza processo seletivo para identificar os talentos que irão atuar nos conselhos de administração e conselhos fiscais das empresas em que possui investimentos. Hoje são 36 ‘empresas participadas’, aquelas nas quais a Entidade possui assento no Conselho de Administração ou Fiscal ou em que os recursos aportados ultrapassam 0,25% do patrimônio.

Os conselheiros indicados atuam no estímulo e na disseminação da adoção de melhores práticas em aspectos ambientais, sociais, de governança e de integridade (ASGI). Esses aspectos ASGI fazem parte dos critérios de decisão de investimento na Previ, que estimula a adoção desses critérios também na atuação dos conselheiros indicados pela Entidade na empresa.

Para saber ainda mais a fundo sobre a importância da Seleção, confira a edição Bons conselhos, melhores resultados da Resenha Previ.

Todas notícias